Ticker - Meta Inicial

Meta Final

terça-feira, 20 de julho de 2010

Curto prazo - Inimigo da felicidade


Na edição da revista Vida Simples desse mês, o colunista Luiz Alberto Marinho falou sobre um estudo desenvolvido pelo Gallup, que resultou no livro Well Being (“Bem-estar”), escrito por Tom Rath e Jim Harter.

Pelo estudo, a realização verdadeira dependeria da combinação de cinco fatores essenciais: bem-estar social, financeiro, físico, comunitário e profissional. Transcrevendo as palavras do Luiz Alberto Marinho na coluna,

(...) obter felicidade, embora seja mais complexo do que possa parecer à primeira vista, dependeria simplesmente de cada um de nós – bastaria fazer mais exercícios, dedicar mais tempo à família e aos amigos e estar nosso dinheiro de maneira mais inteligente, por exemplo. Apesar disso, são poucos os que atingem a felicidade total. A pesquisa Gallup mostra que, embora 66% dos entrevistados sinam-se realizados em pelo menos um desses aspectos, apenas 7% dos terráqueos sentem-se bem em todos os cinco. Esse seria o motivo pelo qual a maioria de nós experimenta somente momentos de bem-estar.


E agora a parte que mais me fez pensar:


O estudo identifica ainda o maior inimigo dos nossos esforços em busca da felicidade – o pensamento de curto prazo. Não é difícil entender o porquê. Cada vez que trocamos aquele almoço com velhos amigos por uma reunião de trabalho, adiamos o início do regime e devoramos um pote inteiro de sorvete, desfalcamos a poupança para comprar aquele novo celular, trocamos a perspectiva de carreira em um emprego por um salário maior em outra empresa ou deixamos de comparecer à reunião da escola dos filhos para dormir mais, prejudicando sem perceber nossos planos de felicidade futura em detrimento de momentos efêmeros de bem-estar imediato.


Se eu fosse entrevistada, acho que não me declararia satisfeita em nenhuma das cinco áreas. Acho que muita coisa vai bem, obrigada, mas 100% satisfeita seria algo perfeito demais, e sempre acho que há muita coisa a melhorar. Mas o que me fez pensar mesmo foi o destaque do inimigo da busca... acho que penso em curto prazo demais, não tenho calma, sou muito ansiosa e impaciente. Nunca é tarde pra aprender!!

Bjos!

4 comentários:

  1. Oi, Fê

    Eu estou adorando o simulador de caminhadas.
    Eu sinto dores musculares porque eu tenho dificuldade de locomoção, mas ao mesmo tempo, eu sinto que estou trabalhando o meu corpo e me dá uma sensação de bem-estar. Eu não deixo montado, eu monto e desmonto todos os dias, porque é muiiitttooo fácil e deixo guardado de pé atrás da porta do meu quarto. Aí dependendo da hora eu faço no meu quarto mesmo(de manhã)ou na sala (na hora da novela).
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Fer,

    estou no seu time das apressadinhas...O emprego dos sonhos, quero agora...Emagrecer 10 quilos, pra ontem!!! rsrs

    Mas o tempo também nos ensina bastante e vamos nos tornando um pouquinho mais pacientes. E hoje entendo que tudo o que vem a longo prazo é mais definitivo, consolidado...Pode reparar que quem perde muito peso de uma hora pra outra acaba ganhando de novo! Isso me consola quando vejo todo o esforço de uma semana terminar em apenas algumas gramas perdidas...

    Beijos e linda quarta pra vc!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi,Fer!Td bem?Pois é o ser humano é imediatosta demais,sempre preferimos o prazer momentaneo no lugar de algo que nos trará mais prazer no futuro, talvez isso se deva pelo fato de sabermos q somos finitos e não é bom ficar adianto alegiras, desejos e sonhos, é preciso manter o equilíbrio entre o amanhã e o agora.
    Cuide-se!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. oi legal essa reflexão, na verdade acho que ninguém nunca está satisfeito, nem se acusar os 05 indicadores citados como suficientes... tbm a satisfação pode trazer a acomodação, e nós (humanos) precisamos da busca para viver rsrsrs
    boa semana
    bjs

    ResponderExcluir

Metas

Peso inicial: 85 kg

Pesos atingidos:

[ ] 83 kg em __ / __ / __
[ ] 81 kg em __ / __ / __
[ ] 79 kg em __ / __ / __
[ ] 77 kg em __ / __ / __
[ ] 75 kg em __ / __ / __